Descobertas sob(re) percurso

  • Elaine Cardim Lima Universidade Federal da Bahia

Resumo

Esta escrita aborda as etapas e procedimentos de criação do experimento
cênico “O ovo mundo”, que compôs a aplicação prática da pesquisa intitulada
“A singularidade vocal da atriz: notações sobre um percurso”. O trabalho –
baseado no conto “O ovo e a galinha”, de Clarisse Lispector – possibilitou o
encontro entre a autora, atriz-pesquisadora, e o diretor teatral, propiciando
também o reconhecimento de desejos e desafios em comum, acerca do texto
cênico, do trabalho da atriz e da revelação de sua singularidade vocal,
determinada por qualidades sonoras não usuais, particulares e universais.
Tendo por princípio que o ator é uno e existe em relação e que a elaboração do
desempenho é resultado do trabalho do artista na solução dos problemas de
atuação enfrentados ao longo de um processo de composição, a cena foi
orientada de modo a fornecer os elementos de uma reflexão sobre o exercício
vocal integrado aos reflexos corpóreos-imagéticos-emocionais do ator.

Referências

MENDES, Cleise Furtado. O drama lírico. In: ART 002, Salvador, jul/set. 1981,

p. 47-67.

LISPECTOR, Clarice. O ovo e a galinha. In: LISPECTOR, Clarice. A legião

estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 51-60.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas