DA EXPERIÊNCIA, DA MEMÓRIA E DA IMAGINAÇÃO NO TRÂNSITO ENTRE A PESQUISA DE CAMPO E A CENA

  • Grácia Maria Navarro Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Trata-se de uma reflexão sobre processos criativos, que têm a pesquisa de
campo como parte de seus procedimentos metodológicos. A reflexão está
focada no trânsito entre a pesquisa de campo e a cena, no espaço de
elaboração que se passa com o ator/pesquisador. O “trânsito” entre a pesquisa
e a cena, conforme proposto nesta reflexão, está alicerçado em uma estrutura
que alia experiência, memória e imaginação, na configuração de um território
de habilidade técnica a ser apropriado pelo ator.

Referências

LARROSA, Jorge. O Corpo da linguagem in Linguagem e Educação depois de

Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MULLER, Regina Pólo. Ritual e performance artística contemporânea. In:

Performáticos, performance e sociedade. João Gabriel L. C. Teixeira

(organizador). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.

SULLIVAN, L. E. Sound and senses: toward a hermeneutics of performance,

reprinted for private circulation from History of Religions, vol. 26, no. 1,

University of Chicago, 1986.

TURNER, V. From ritual to Theatre. The human seriouness of play.

Performance Arts Journal Publications (4), New York, 1982.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas