A autoescritura performativa: do diário à cena

  • Janaina Fontes Leite Universidade de São Paulo
  • Felisberto Sabino da Costa Universidade de São Paulo

Resumo

O presente trabalho se interessa pelas formas de autorepresentação e escrita
autobiográfica tais quais elas vêm se apresentando em alguns exemplos significativos da cena teatral contemporânea. Desde Philippe Lejeune que sistematizou uma das primeiras pesquisas sobre o “gênero autobiográfico” até pesquisadores contemporâneos que trabalham sobre a noção de testemunho, temos abordagens diversas do que seriam as escritas do eu. Com ênfase nos processos de constituição de uma dramaturgia autobiográfica e no conceito de autorepresentação, este trabalho encontra seu aporte fundamental no campo da teoria literária se perguntando como a teoria do autobiográfico, tal qual constituída sobretudo a partir dos anos 70 e sua associação com a ideia de uma memória criativa pode hoje nos orientar na leitura de obras teatrais que trazem em seus enunciados a afirmação em primeira pessoa.

Referências

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico. Dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes: 2006.

DA COSTA, Luiz Cláudio (Org.). Dispositivos de registro na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa/Faperj, 2009.

DOUBROVSKY, Serge. Autobiografies : de Corneille à Sartre. Paris : PUF, 1988.

LEJEUNE, Philippe. Le pacte autobiografique. Paris: Seuil, 1996.

LEONARDELLI, Patrícia. A memória como recriação do vivido. Um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal. Tese de doutorado. Eca-Usp, São Paulo, 2008.

LÍRIO, Gabriela. (Auto) biografia na cena contemporânea: entre a ficção e a realidade: In: Anais da ABRACE. Disponível em: http// www.porta l abrace .org , novembro de 2010.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

SARLO, Beatriz. Tempo Passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

SELIGMANN-SILVA, M. O esplendor das coisas: o diário como memória do presente na Moscou de Walter Benjamin. FRCB, Escritos, 2009.

SOLER, Marcelo. Teatro Documentário: a pedagogia da não ficção. Editora HUCITEC, São Paulo, 2010.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas