Um corpo em estado de trans(ito)

  • Liliana Matos Universidade Federal da Bahia
  • Érico José Souza de Oliveira Universidade Federal da Bahia

Resumo

O presente artigo pretende discutir a noção de um corpo em estado de
trans(ito) como condição de atuação a partir de uma configuração cênica que
envolve, entre outros, o aspecto da ritualidade. Esse diálogo será estabelecido
a partir da minha experiência no experimento “Fogueira” realizado pelo Grupo
Alvenaria de Teatro. Para tanto será necessário ampliar o entendimento acerca
da noção de ritual e universo mítico a partir de teóricos das ciências sociais e
das artes cênicas, bem como a noção de “acontecimento” evidenciando o
trânsito entre os tempos instaurados na cena pelo espaço-tempo da ritualidade.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. 2° ed. São Paulo: Martins Fontes,

COHEN, Renato. Performance como Linguagem. Rio de Janeiro:

Perspectiva, 1999.

ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. Perspectiva. 3/ edição, 1991.

FERRACINI, Renato. A arte de não-interpretar como matéria corpórea do

ator. Campinas: Dissertação de Mestrado pela UNICAMP, 1998.

FUGANTI, Luis. Corpo em Devir. São Paulo; Revista Sala Preta,2007.

GARROCHO, Luiz Carlos. Materialidade cênica como linguagem. Ouro

Preto: Artefilosofia , n.7, p. 198-206, out.2009.

GREINER, Christine. A diáspora do corpo em crise: do teatro japonês aos

novos processos de comunicação do ator contemporâneo. São Paulo;

Revista Sala Preta,

GROTOWSKI, Jersy. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969.

São Paulo: Perspectiva, 2010.

LINS, Daniel. Antonin Artaud O Artesão Do Corpo Sem Órgãos. Rio de

Janeiro: Relume Dumará, 2000.

QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud: Teatro e Ritual. São Paulo:

Annablume, Fapesp, 2004.

SILVEIRA, Isabela. Como nascem os rituais? Site:

semmilindre.blogspot.com.br/2012/03/como-nascem-os-rituais.html. 2012.

VELOSO, Caetano. A Tua Presença Morena. Albúm Circulador ao Vivo

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas