Coreografia, figurino, técnica a relação necessária para o sucesso na dança

  • Maria Enamar Ramos Neherer Bento Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O trabalho reúne dois estudos realizados na Escola de Teatro de UNIRIO um
sobre danças de salão do século XII ao XIX na França, Inglaterra e Itália e
outro sobre a mudança no figurino e a evolução da técnica da dança. O estudo
das danças nos revela, além dos passos usados nas coreografias, toda a
natureza e condições das pessoas comuns, sua capacidade em divertir-se
assim como o comportamento social de cada uma dessas épocas. O estudo do
figurino com foco na evolução da técnica da dança nos mostra o porque dos
passos/ movimentos usados em cada época. O primeiro estudo (danças de
salão) é uma pesquisa das professoras Ausonia Bernardes, Elid Bittencourt,
Nara Keiserman e Enamar Ramos da Escola de Teatro do Centro de Letras e
Artes da UNIRIO no período 1998/1999. O segundo estudo, realizado pela prof.
Enamar Ramos em 2000, é a busca dos motivos pelos quais os
passos/movimentos eram inseridos ou retirados dessas danças.

Referências

FOLLIOT, Valérie. Costume de Danse ou la Chair représenter, Conseil

Regional de Basse-Normandie, textes reunis La recherche em danse, 1997.

RAMEAU. P. El maestro de danza. Trad Cyril W.Beaumont. B. Aires:Centurion,

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas