Os Mitos da Criação Humana e o Processo de Encenação de A Vida Íntima de Laura: experiência e memória coletiva reveladas

  • Milena Ferreira Mariz Beltrão Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este processo se desenvolve a partir da criação, encenação e análise teórica do espetáculo A Vida Íntima de Laura, realizado após a conclusão da disciplina atuação III do Departamento de Arte Dramática da UFRGS em 2008. Após três experimentos cênicos em 2009 e registro teórico em 2010, restaram questões acerca da dramaturgia, cujas soluções remeteram às narrativas orais da criação humana ocasionando a comparação entre as personagens principais da primeira versão do espetáculo às figuras míticas de Eva e Lilith, quando aspectos de uma mitologia pessoal se fundiram aos da memória coletiva presentes na narrativa durante as improvisações cênicas. O olhar mitológico conferiu ao espetáculo uma interpretação mais ampla, que não o aprisiona na metáfora dos personagens anteriores, aprofundando sua temática. Este olhar colocou em questão a representação do ovo enquanto gênese de criação presente na primeira versão do trabalho, constituída pela transcriação teatral de dois textos de Clarice Lispector e revelou pelos experimentos cênicos que a sucederam a verdadeira gênese do espetáculo que abandona o texto de
Lispector conquistando maior autonomia em todos os elementos cênicos.

Referências

ABAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

COLEÇÃO O Poder do Mito. Manaus: LOG ON Editora Multimídia. 1988. 4 CD- ROM.

HUSAIN, Shahrukh. Divindades Femininas. Köln: TASCHEN, 2001.

KOLTUV, Barbara Black. O Livro de Lilith. São Paulo: Cultrix, 1997.

_________. A Tecelã. São Paulo: Cultrix, 1997.

NUNES, Luiz Arthur. Do Livro para o Palco: formas de interação entre o épico literário e o teatral. O Percevejo. Revista de teatro, crítica e estética. Rio de Janeiro, Ano 8. N. 9. p.39-51. 2000.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

RAYMUNDO, Maria Lúcia. Entrevista com Maria Lúcia Raymundo. Revista Cena. Porto Alegre, ano 5. N. 5. p. 82. 2006. Entrevista concedida a Alexandra Zucolotto.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas