A Personagem como Figura: uma perspectiva das Ações Físicas a partir da leitura de Deleuze para a obra de Francis Bacon
Resumo
Esta comunicação fará uma abordagem das Ações Físicas de Stanislavski a partir da leitura de Deleuze para a obra de Francis Bacon, apresentada em seu livro A Lógica das Sensações. A noção de Figura como um corpo de sensações que, portanto, resiste à representação, será explorada sobre a perspectiva stanislavskiana a fim de encontrar nela, um recurso de criação da personagem afinado com concepções contemporâneas de arte e teatro. Como suporte para esta reflexão será usado um fragmento da obra A Criação de um Papel, em que Stanislavski apresenta a análise de uma cena de O Inspetor Geral, de Gogol, realizada através do ator em ação. Para Stanislavski, as ações físicas se manifestam no corpo do ator como transformações, emanações (visíveis e invisíveis) que integram o que se entende por personagem e não estão voltadas exclusivamente ao esforço narrativo. É neste aspecto que as deformações dos corpos em Bacon, através da leitura deleuziana, se tornam uma referência pertinente para pensar a construção da personagem através das ações físicas, mesmo que oriunda da literatura dramática, como um projetoque resiste à dimensão exclusivamente figurativa da cena teatral.
Referências
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
GIL, José. Metamorfoses do Corpo. Lisboa: Relógio D´água Ed. 1997.
LEHMANN, Hans-Thies. O Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008.
NOVARINA, Valère. Diante da Palavra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
STANISLAVSKI, Constantin. A Criação de um Papel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.
STANISLAVSKI, Constantin. Manual do Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas