Pensando memória, estados e movimento a partir de investigações em dança pautadas no imaginário e na experiência corporal das culturas populares

  • Carolina Dias Laranjeira Universidade Federal da Bahia
  • Eloisa Leite Domenici Universidade Federal da Bahia

Resumo

O presente artigo trata de associar experiências de um processo de criação
em dança fundamentado na investigação das corporalidades e do samba do
Cavalo Marinho com pesquisas sobre a consciência, a razão e a emoção,
vindas da Neurociência e das Ciências Cognitivas. A partir de informações
desses campos e de investigações práticas com diferentes danças populares
busca-se compreender como a memória, entendida como atualização de
imagens mentais e somato-sensitivas baseadas nos estados do corpo, e o
movimento se articulam em trabalhos de criação em dança cujos interesses
se focam nas mudanças de estados corporais. O cruzamento entre memórias
autobiográficas e o imaginário coletivo pertencente às culturas populares
parecem ampliar e diversificar as experiências corporais dos dançarinos,
apontando caminhos pessoais de apropriação e recriação das danças
pertencentes a este universo.

Referências

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___________ E o Cérebro Criou o Homem. São Paulo: Companhia das

Letras, 2011.

DOMENICI, Eloisa Leite. A Experiência Corpórea como Fundamento da

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GODARD, Hubert. Gesto e Percepção. Tradução de Silvia Soter. In:

PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (Org.). Lições de Dança 3. Rio de Janeiro:

UniverCidade Editora, 2003.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena