Violência urbana, intervenção artística e vozes da memória na Favela Vila Cruzeiro/ RJ

  • Eloísa Brantes Mendes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Lídia Kosovski Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A favela Vila Cruzeiro/RJ com a ocupação do exército e a fuga dos bandidos
televisionada de forma dramática em novembro de 2010, foi apresentada como
palco da vitória do Governo do Estado do Rio de Janeiro na “guerra contra o
tráfico” de drogas na cidade. Dois anos depois, as memórias dos moradores
sobre este acontecimento, motivaram a Intervenção Cênica Água para o Rio
Cruzeiro, realizada pelo Coletivo Líquida Ação com a participação dos
moradores da Vila Cruzeiro e do grupo de teatro Favela Força. Esta
experiência, conduzida por mim como artista-pesquisadora, aborda o processo
de montagem/edição dos relatos, objetos, espaços e ações da performance
como Intervenção Cênica. Deslocamentos sonoros e sobreposições espaciais
foram tratados como possibilidade de re-configuração de imagens da memória
e das representações sociais da violência urbana. A Intervenção Cênica, na
perspectiva da arte contextual (Paul Ardenne), acionou diferentes pontos de
vista sobre o lugar favela na cidade e vice-versa.

Referências

ALCÂNTARA, Clarissa. Corporalíngua. Performance e Esquizoanálise.

Curitiba :CRV, 2011

ARDENNE, Paul. Un art contextuel. Création artistique em milieu urbain, em

situation, d´intervention, de participation. Paris : Flammarion, 2004.

BACHELARD, Gaston. A água e os Sonhos. Ensaio sobre a imaginação da

matéria. São Paulo: Martins Fontes, 2002

HALBWACHS, Maurice. Les cadres sociaux de la mémoire. Paris : Albin

Michel, 1994.

RANCIÈRE, Jacques. Le Spectateur Emancipé. Paris : Éditions La Fabrique,

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena