A força das metáforas na memória corporal do brincador do Cavalo Marinho

  • Flávia Cristiana da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Érico José Souza de Oliveira Universidade Federal da Bahia

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a memória corporal do brincador
do Cavalo Marinho a partir das metáforas (LAKOFF & JOHNSON), que
emergem do imaginário simbólico do contexto desses brincadores. Estas
metáforas podem se tornar pistas para localizar as mudanças de estados
corporais (DOMENICI, 2004) que estão relacionados à corporificação de
significados. Com isso, presume-se que os fios que tecem a construção das
memórias corporais e a sua realimentação estão diretamente ligados a uma
ancestralidade festiva (OLIVEIRA, 2006), que traz um redimensionamento do
cotidiano através da prática da brincadeira do Cavalo Marinho. Este trabalho
apresenta um recorte da pesquisa em desenvolvimento no mestrado em Artes
Cênicas realizado na UFBA, intitulada: Atriz-Brincante: corpo, estado e
memória em diálogo com figuras do Cavalo Marinho.

Referências

BORBA FILHO, Hermilo. Espetáculos Populares do Nordeste. 2ªed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2007.

DOMENICI, Eloisa. A pesquisa das danças populares brasileiras: questões epistemológicas para as artes cênicas. In: BIÃO, A. Artes populares brasileiras do espetáculo e encenações, caderno do GIPE-CIT, nº 23. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, UFBA, Salvador, 2009.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua

Portuguesa. 2ªed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986.

FLASZEN, Ludwik e POLLASTRELLI, Carla. (curadoria). O Teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. Trad. Berenice Raulino. São Paulo: Perspectiva: 2007.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark Johnson. Metáfora da vida cotidiana.

São Paulo, Campinas: EDUC, Mercado de Letras, 2002.

OLIVEIRA, Érico José Souza de. A Roda do Cavalo Marinho: espaço para

uma memória espetacular de uma ancestralidade festiva. In: OLIVEIRA, E; LOBATO, L. Festas, caderno do GIPE-CIT, nº 20. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, UFBA, Salvador, 2008.

________________. A roda do mundo gira: um olhar sobre o Cavalo

Marinho Estrela de Ouro (Condado – PE). Recife: SESC, 2006.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena