O olho no caleidoscópio: novas cenas para novos espectadores

  • Areias Fernanda Oliveira Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Este artigo pretende apresentar um possível olhar sobre a nova cultural visual
que ganha ressonância nos palcos contemporâneos. O uso do vídeo na cena
teatral ganha força, principalmente quando associado a projeções em cena.
Nota-se neste percurso uma alteração da percepção visual do espectador
teatral, que é levado a perceber em cena duas imagens em paralelo: o ator
presente e a imagem projetada. Neste sentido, este artigo usará como recorte
o trabalho do diretor argentino Rodrigo Gárcia e seu grupo La Carniceria, grupo
teatral situado em Madrid, Espanha. Seu trabalho será usado como referência
para um uso de imagens videográficas que potencializam a poética teatral,
incorporando na mesma essa multiplicidade de suportes de imagens.

Referências

CORNAGO BERNAL, Óscar. O corpo invisível: teatro e tecnologias da

imagem.Urdimento,Florianópolis,nº11,pág 177-189, dezembro 2008.

PAVIS, Petrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PICON-VALLIN, Béatrice. A arte do teatro entre tradição e vanguarda. Rio de Janeiro, Teatro do Pequeno Gesto: Letra e Imagem, 2006

PICON-VALLIN, Béatrice. A cena em ensaios. Trad. Fátima Saadi, Claudia Fares e Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Site

http://www.mcu.es/novedades/2010/novedades_CDN_picnic.html (último

acesso em 02/11/11.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena