Corpo espelho de forças, invisibilidade, devir e outras forças criativas
Resumo
O objetivo deste artigo é traçar relações entre algumas forçasinvisíveis que atravessam os corpos em processos de criação no campo das
artes cênicas contemporâneas. Baseamo-nos no trabalho Gil (2005), que
busca desenhar essas forças a partir da ideia de um espelhamento que, em
última instância, é o próprio corpo. Desenhando este campo como um espaço
paradoxal das coletividades e das trocas, permeado pelo acaso, pelo risco e
pelo desejo constante de, numa fusão entre Arte e Vida, reestabelecer a
própria potencia criativa dos encontros. Essa pesquisa de doutorado se
articula com outras pesquisas dentro do Projeto Temático financiado pela
FAPESP “Memória(s) e Pequenas Percepções”, com coordenação de Renato
Ferracini e Suzi Sperber.
Referências
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Autêntica Editora, 2011. 238 p.
GIL, J. A Imagem-Nua e as pequenas percepções – Estética e
Metafenomenologia. Trad. Miguel Serras Pereira. 2ª ed. Lisboa: Relógio
d'água, 2005.
GIL, JOSÉ. Transcrição Palestra José Gil. Revista Ilinx. LUME –
UNICAMP, Campinas, n.1, 2012.
http://www.cocen.rei.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/116. Data de acesso: 15/10/2012.
LÉVY, P. O que é o virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34,
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