Texturas de um corpo performático em devir

  • Glênio Araújo Vilela Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sara Del Carmen Rojo de La Rosa Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O artigo pretende discutir, no âmbito do teatro performático, o corpo do artista como
sujeito e objeto de sua criação, que traz para cena suas autorreferencialidades e suas
memórias, abrindo espaço para a circulação polifônica de suas subjetividades num jogo
teatral que acontece, no aqui e no agora, em que as fronteiras entre o teatral e o
performático, entre arte e vida se diluem. As ações, desse corpo, se circunscrevem na
ordem do efêmero, sublinhando em cena o work in progress e rompendo com a
teatralidade ligada às noções de drama, de ficção e ilusão cênica. Tais ações não
devem ser compreendidas na esfera da representação, mas no acontecimento, no real.
Aqui a noção de verdadeiro e falso se liquefaz diante de uma fala disforme, de um
gesto avesso, de uma cena assimétrica e disjuntiva que compõem as vicissitudes de
um teatro performático em progresso que pode ser compreendido como uma arte
inacabada. Este teatro possibilita tanto ao corpo do ator quanto ao do espectador que
perpassem por uma experiência física plurissensorial.

Referências

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Seção
Territórios e Fronteiras da Cena