Algumas considerações sobre a composição coreográfica na videodança

  • Karina Campos de Almeida Universidade Estadual de Campinas
  • Eusébio Lobo da Silva Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Pretende-se abordar aspectos particulares pertencentes ao processo de
composição coreográfica em videodança partindo da ideia de que, dentro de
um vasto campo de experimentações, a dialogia entre dança e vídeo e,
portanto, corpo e câmera, traz inúmeras possibilidades de criação de obras
esteticamente diferenciadas. A câmera revela o ponto de vista da cena, em
outras palavras, ela é o olho através do qual o espectador vê a cena.
Apresenta-se como ponto de partida para a discussão o projeto “Narrativa e
poética no processo de elaboração de dança para o vídeo”, desenvolvido em
formato de residência artística no ano de 2011, em parceria com a The Place –
London Contemporary Dance School. A partir desta experiência de criação
intenta-se refletir sobre a composição em videodança que, ao reconsiderar as
relações entre a dança, o espaço e o tempo, assim como entre dança e
tecnologia, convidam o performer, o diretor e o espectador a experimentar
outras formas de perceber, imaginar e elaborar a arte do movimento.

Referências

MCPHERSON, Katrina. Making Video Dance: a step-by-step guide to

creating dance for the screen. London. Routledge London, 2006.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto

Piaget,1990.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena