A Precisão Psicofísica do “Ato Total”: análise sobre a noção de precisão cênica no espetáculo O Príncipe Constante do Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski

  • Lidia Olinto Universidade Estadual de Campinas
  • Matteo Bonfitto Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A montagem de O Príncipe Constante famosa internacionalmente graças à
atuação de R. Cieslak apresenta algumas especificidades em torno da noção
de precisão psicofísica e, partindo dessa premissa, esse texto propõe discutilas.
O objetivo é examinar como nesse espetáculo, no qual foram articuladas
duas técnicas de atuação distintas, há diferenças em relação à mobilização dos
recursos psíquicos e físicos dos atores, explicando assim, na medida do
possível, porque somente o desempenho do protagonista teria sido
denominado por Grotowski como “Ato Total”.

Referências

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Filmografia citada:

Principe Constante – Riconstruzzione. Roma: L' Istituto del Teatro e dello

Spettacolo dell' Universitá di Roma, (data indeterminada). Duração: 48 minutos. The Constante Prince (gravação documentária das cenas finais da apresentação em Oslo). Direção: Torgeir Wethal. Oslo: Televisão Nacional, 1966. Duração: 8 minutos.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena