O real como materialidade: vestígios de tempos e espaços no projeto X-Moradias

  • Paola Lopes Zamariola
  • Antônio Carlos de Araújo Silva

Resumo

O presente artigo se dedica à pesquisa de procedimentos de encenação em criações que
tem como foco de investigação a anexação de dados reais à cena. Como objeto de
estudo elegeu-se o projeto X-Moradias, realizado em 2009 na cidade de São Paulo, e que
também já aconteceu em cidades como Berlim, Istambul e Caracas. Busca-se analisar as
motivações que possibilitaram neste projeto a tensão para a noção de representação
através de experimentos com diferentes vestígios temporais e espaciais da realidade.
Pretende-se averiguar, a partir de conceitos desenvolvidos pelo pesquisador espanhol
José Sanchez, os desdobramentos das práticas do real na cena contemporânea, a fim de
indagar-se em que medida a experiência com tempos e espaços reais afetam a
experiência teatral. E desta maneira reconhecer de que modo o experimento com
componentes reais da cena, como ações estéticas e artísticas, re-configuram a relação de
reconhecimento e valoração do observador/espectador com o acontecimento artístico.

Referências

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Seção
Territórios e Fronteiras da Cena