Desenhos ficcionais e o novo estatuto do corpo depoente
Resumo
O artigo analisa as relações entre tempo e performatividade a partir das noçõesde memória como recriação do vivido, proposta por Henri Bergson e relida por
Gilles Deleuze, e de tempo reflexivo, apresentada por Pierre Lèvy.
Debateremos, à luz de tais conceitos, as condições que permitem a
instauração dos campos da teatralidade e da performatividade, e as
transformações que afetam o corpo depoente em tais processos, para, dessa
reflexão, sugerir uma perspectiva ampliada de treinamento e formação do ator
contemporâneo.
Referências
Textos
FÉRAL, Josette. Performance and Theatricality: The Subject Demystified.
Modern Drama. New York, v. 25, n. 1, p. 170-181. mar. 1982.
Livros
ALLIEZ, Éric. Deleuze Filosofia Virtual. São Paulo: editora 34, 1996.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes: 2006.
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. São Paulo: editora 34, 2001.
_____. O que é Filosofia?. São Paulo: editora 34, 1992.
FÉRAL, Josette. Teatro, Teoría y Práctica: más allá de las Fronteras.
Galerna:Buenos Aires, 2004.
LÉVY, Pierrre. O que é o virtual?. São Paulo: editora 34, 1996.