A reinvenção da memória na cena: uma máquina relacional
Resumo
O presente trabalho analisa a memória como recurso para a criação teatral, através daexperiência concreta do processo criativo dos espetáculos Clube do Fracasso e O
Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só, da Cia Rústica de Teatro (Porto Alegre).
Partindo de vivências pessoais dos artistas envolvidos, a memória é reinventada durante
os ensaios em um material comum de experiência. Através do exercício de compartilhar
fragmentos de vida, histórias e percepções, compõe-se uma máquina relacional que
opera tanto nos ensaios como no contato com o público.
Referências
BOGART, Anne. A Preparação do Diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CANTON, Katia. Tempo e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CLIMENHAGA, Royd. Pina Bausch. London: Routledge, 2009.
IZQUIERDO, IVAN. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011.