Experiência e performance na educação do anartista
Resumo
O artigo é produto do projeto de pesquisa “Jogo e performance na educação doan-artista”, que buscou examinar as noções de jogo e performance que
compõem a ideia de experiência conforme a compreende e aplica em sua
prática artístico-pedagógica o artista americano Allan Kaprow, analisando a
seguir possíveis contribuições que daí proviriam para a formação de artistaseducadores
na contemporaneidade. Para tanto, debruçou-se especialmente
sobre os artigos “A educação do an-artista”, publicados por Kaprow em três
partes a partir de 1971, bem como sobre o material disponível acerca do
“Projeto Outros Caminhos”, programa pedagógico criado pelo artista
juntamente ao educador Robert Kohl, confrontando-o com análises das obras
produzidas por Kaprow também a partir de 1971. Observou como resultado que
a noção de performance, embora não conste nominalmente dos escritos do
artista, possui papel operatório fundamental na transição das práticas de
caráter cênico assumidas nos happenings para as “experiências de
aprendizagem” dos trabalhos do período an-arte. Com isso, concluiu que em
Kaprow a experiência é uma performance, o que determinará diretamente a
evolução de sua obra.
Referências
DEWEY. John. Arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
KAPROW, Allan. Assemblages, Environments & Happenings. New York: Harry N. Abrams Inc., 1966a.
______. “Once, the task of the artist was to make good art...”. In: HIGGINS, Dickk. Manifestos, a Great Bear Pamphlet. New York: Something Else Press, 1966b.
__________. Some recent happenings. New York: Something Else Press,
c.
__________. Untitled Essays and other works. New York: Something Else
Press, 1967.
__________. Essays on the blurring of art and life. Berkeley: University of
California Press, 1996.
KELLEY, Jeff. Childsplay: the art of Allan Kaprow. Berkeley: University of
California Press, 2004.
KIRBY, Michael. Happenings. New York: Sidgwick & Jackson, 1965a.
MEYER-HERMANN, Eva. Allan Kaprow - art as life. Los Angeles: Getty
Research Institute, 2008.