Mapas da opereta no Brasil

  • Paulo Maciel
  • Maria de Lourdes Rabetti

Resumo

Um mapa da opereta no teatro brasileiro do Segundo Reinado às primeiras décadas
da República significa antes de tudo reconstituir um determinado “gênero” a partir de um conjunto de informações sobre a produção e recepção, abrindo mão de uma análise centrada em autores e obras. A pesquisa propõe um duplo movimento: mapa da produção, estrutura teatral-musical, por meio da observação dos dados coletados em partituras e libretos e demais materiais, e da identificação de determinados padrões estruturais, de composição, temas, recursos, matrizes principais, que iluminem a constituição de um tipo ideal. Para isso, é fundamental pensar na relação entre o teatro e música no processo de formação do teatro brasileiro. Num segundo momento, o mapa da recepção a ser elaborado para dar conta de questões relativas ao público, critérios de julgamento, a partir de revistas, jornais, cartas. Trata-se de uma geografia de seus significados, na literatura, na imprensa, nas cartas, e de seus
aspectos sociais, políticos e culturais, em diálogo com as suas geografias ligeiras. Desta
maneira, as noções de gênero e mapa são aqui antes ferramentas de trabalho que algo relativo ao objeto, pois depende da pesquisa a sua consistência, não está determinado a priori num exemplo, como a ópera-bufa francesa = opereta. Numa perspectiva comparativa menos normativa, ela não passaria de um caso ou ocorrência, já que, mesmo sendo imprescindível para definir a particularidade do gênero do outro lado do Atlântico, não esgota ou determina seu significado em geral. A comunicação neste sentido é uma apresentação de tópicos iniciais do projeto de pesquisa que serão testados ao longo do seu desenvolvimento. Sobre sua relação com o tema proposto para o perfil da Reunião Científica e a sobreposição de aspectos e instâncias que, presentes no objeto e na abordagem da pesquisa, parecem tratar de
teatralidades contemporâneas.

Referências

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GAY, Peter. Modernismo: o fascínio da heresia - de Baudelaire a Beckett e mais um pouco. São Paulo: Companhia das Letras, 2008

MORETTI, Franco. A literatura vista de longe. Porto Alegre: Arquipélago, 2008.

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