Reprodução técnica, Teatro, morte e renascimento

  • Ana Paula Teixeira

Resumo

Os meios técnicos de reprodução da obra teatral – gravuras, pinturas, fotografias,
gravações sonoras, filmagens, entre outros – são formas de fixar, inscrever, tentar dar caráter durável a uma ocorrência artística. Desde os registros de rituais deixados pelos homens primitivos às filmagens editadas de espetáculos contemporâneos, os documentos que mostram elementos da obra teatral são importantes fontes que permitem o estudo e desenvolvimento dessa arte. Buscando perceber como essas formas de permanência contribuem com a atividade crítica, com a investigação científica, bem como com o ensino do teatro, é que os meios de reprodução podem ser pensados como vida e, ao mesmo tempo, morte da própria obra. Vida por tornar registro permanente alguns aspectos do ato cênico, de forma que possamos realizar um diálogo mais detalhado com os mecanismos deste ofício. E morte, pois a essência do aqui e agora do teatro, presencialidade que dá um caráter efêmero à cena do espetáculo, uma de suas características principais, escapa a qualquer forma de registro, deixando assim, de ser a obra em si. Na medida em que se tem uma representação de uma encenação específica de uma peça, é fato que esta já não existe mais; a representação exclui a presença para mostrar de outra forma, por outro lado, já que a(s) câmera(s) impõem um determinado ponto de vista e de seleção. Por esses motivos, tais documentos são importantes meios para retomar a obra cênica
em sua ausência, ainda que a existência do registro seja condicionada ao fim da própria obra.

Referências

BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN,

Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CAMARGO, R. C. A Crítica Genética e o Espetáculo Teatral. In: Gestos. nº 43 (Abril, 2007)

– pgs. 13-32. Versão revista e ampliada em dezembro de 2008 cópia em

http://ufg.academia.edu/RobsonCamargo/Papers/78081/A-Crítica-e-a-Crítica-Genética--Diálogos-sobre-o-entendimento-do-espetáculo-teatral-< http://ufg.academia.edu/RobsonCamargo/Papers/78081/A-Cr%C3%ADtica-e-a-Cr%C3%ADtica-Gen%C3%A9tica--Di%C3%A1logos-sobre-o-entendimento-doespet%

C3%A1culo-teatral->acesso em 15 de setembro de 2009.

CHARTIER, R. A “nova” história cultural existe? In: LOPES, A. H.; VELLOSO, M. P.;

PESAVENTO, S. J. (Orgs). História e Linguagens: texto, imagem, oralidade e representações. Rio de Janeiro: Casa de Rio Barbosa/7 Letras, 2006. p.29-43.

ZABRISKIE. Filmagem 1: Apresentação realizada em Barão Geraldo, Campinas, São Paulo, compondo a programação do Feverestival, no dia 19 de fevereiro de 2005. Arquivo do grupo.

ZABRISKIE. Filmagem 2: Apresentação realizada no Bosque dos Buritis, em Goiânia, Goiás, em uma das apresentações patrocinadas pela lei de incentivo à cultura, no dia 22 de maio de 2006. Arquivo do grupo.