Considerações sobre a formação do professor-ator: a exploração da teatralidade sob a luz das teorias do imaginário

  • Adriano Moraes de Oliveira

Resumo

Este texto apresenta a base teórica e as principais discussões da pesquisa sobre
formação de professores-artistas de teatro que desenvolvo o âmbito do doutorado no
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.
Amparamo-nos no conceito de Teatralidade e nas teorias do Imaginário para
construirmos um caminho para a formação de professores-atores. Denominamos a esse
explícito ‘trajeto antropológico’ de um lugar de reeducação do sensível. Trabalhamos
com a hipótese de que a exploração da teatralidade (a relação entre aquele que faz e
aquele que observa) atrelada à leitura que por meio das teorias do imaginário podemos
realizar sobre o momento presente (o da sociedade do espetáculo pós-industrial) orienta a eterna reinvenção do teatro por professores-artistas. Estabelecemos, para tanto, um entrecruzamento das experiências prático-teóricas de Stanislavski e Grotowski com os estudos sobre a Teatralidade de Artaud vinculada às reflexões de Gaston Bachelard e Gilbert Durand. A investigação teve início em 2008 e conta com a participação de três alunos do Curso de Teatro – Licenciatura da UFPel como sujeitos de pesquisa. O método empregado na investigação divide-se em três movimentos principais: 1. leitura coordenada de todos os textos publicados em português e espanhol de Stanislavski e Grotowski; 2. experimentação das poéticas de Stanislavski e Grotowski por meio de exercícios públicos teatrais; 3. produção de textos pelos sujeitos de pesquisa nos quais se pode verificar as intimações do Imaginário. Essa metodologia é inspirada nos trajetos dos artistas-pedagogos acima citados, os quais sugerem um constante e necessário trabalho do (professor) ator sobre si mesmo. O texto resulta num primeiro ensaio sobre o papel do professor-artista no desenvolvimento de teatro em escolas.

Referências

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