Processo coletivo de reflexão sobre a atuação docente: o teatro como mediador

  • Alessandra Ancona de Faria

Resumo

Este trabalho investiga as possibilidades apresentadas pelo jogo teatral somado à
escrita dramatúrgica como forma de reflexão coletiva sobre a atuação docente. A concepção de jogo teatral se baseia na proposta de Viola Spolin (1997). A estrutura que o jogo teatral apresenta solicita, em quase sua totalidade, a necessidade de ser estabelecida uma relação entre os pares para que o problema proposto possa ser solucionado. Dessa forma, somente com a disponibilidade para trabalhar junto é que o jogo poderá ocorrer, resultando daí uma integração que se dá tanto pela necessidade de observação do outro como pelo prazer da conquista comum. Embora a prática do jogo teatral já possa trazer por si mesma uma reflexão aprofundada, entendo ser importante uma sistematização destas experiências vivenciadas coletivamente, também individualizada. Para tanto, proponho a utilização da escrita dramatúrgica. Essa opção se dá pelo fato de entender que nesta forma de escrever será possível não apenas registrar o que foi experimentado, como também dar continuidade ao
processo criativo iniciado com o jogo teatral. Atualmente encontramos diversas formas de textos teatrais. A ruptura com a forma dramatúrgica que vem ocorrendo no último século e com mais intensidade nos últimos cinqüenta anos nos oferece a possibilidade de explorarmos uma enorme diversidade de soluções para a escrita que será base para uma cena. A compreensão dessa possibilidade dá uma grande abertura para o professor que utilizará uma escrita criativa como forma de refletir sobre sua realidade. Pensar a formação como ato criador torna-se elemento fundamental e plausível no sentido de tornar um indivíduo mais sensível, e de que esta sensibilidade possa alterar a maneira das pessoas se relacionarem no mundo, integrando aspectos há muito dicotomizados.

Referências

OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Rio de Janeiro: Vozes, 1987.

RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.

SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1977.