As Paisagens do Corpo revelam Imagens da Existência

  • Graziela Rodrigues

Resumo

As construções de imagens a partir de memórias do corpo estão no cerne do método
BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Durante todo o processo, o intérprete lida com as suas imagens internas. O circuito de emoções, sensações, movimentos e imagens são provenientes das paisagens que no método BPI significam espaços onde se desenvolvem experiências de vida que se instauram no corpo. Na prática cotidiana com o método fez-se necessário uma compreensão de conceitos da psicanálise tais como identificação, projeção, introjeção, assimilação e incorporação assim como as relações de objeto e o conceito de fantasia de Melaine Klein. Os estudos de imagem corporal desenvolvidos por Paul Schilder, seguidos de Fischer, Tavares e outros, propiciaram uma efetiva compreensão do processo de criação adotado pelo BPI assim como oportunizou uma evolução do mesmo.

Referências

DAMÁSIO, A. O Mistério da Consciência. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

ETCHEGOYEN, R. H. Fundamentos da Técnica Psicanalítica. Tradução Cícero G. Fernandes. 2ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

MELCHERT, A. C. L. O Desate criativo: Estruturação da Personagem a partir do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Dissertação (Mestrado em Artes)- Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2007.

KLEIN, M. et al. Os Progressos Da Psicanálise. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara, 1986.KLEIN, M. Inveja e Gratidão e outros trabalhos. Tradução Ellias Mallet da Rocha, Liana Pinto Chaves.Rio de Janeiro: Imago, 1991.(Vol. III das Obras Completas de Melanie Klein)

RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: Processo de Formação. Rio de Janeiro, RJ: Funarte, 1997.RODRIGUES, G. O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o Desenvolvimento da Imagem Corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo asseado neste método. 2003. Tese (Doutorado) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, SP.

SCHILDER, P. A Imagem Do Corpo, As Energias Construtivas da Psique. Tradução Rosanne Wertman. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

SEGAL, H. Introdução a Obra de Melaine Klein. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

TAVARES, M.C.C. Imagem Corporal: Conceito e Desenvolvimento. São Paulo: Manole, 2003.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações