Incorporando a teoria e refletindo sobre a prática em dança contemporânea

  • Suzi Weber

Resumo

O corpo social refere-se à dimensão do corpo na qual é possível ler as inscrições
e marcas sociais e está ligado à idéia que o corpo é construído pela sociedade. É ela que vai definir o corpo ideal ou as diferentes hierarquias de modelos de corpos. É a sociedade que vai legitimar determinados tipos de corpos, favorecenddo alguns modelos em detrimento de outros. O campo da dança contemporânea, enquanto microcosmo social artístico, vai absorver todos esses valores e participar dessa construção reforçando os modelos legítimos (produto do social) ou, em oposição, propondo outros modelos menos reconhecidos. Um dos grandes autores que desenvolveu esse debate é o sociólogo Pierre Bourdieu, nesta comunicação serão abordados três conceitos que estão no centro de sua teoria : habitus, campo e capital. Esses conceitos na minha pesquisa são mobilizados para refletir sobre a dança contemporânea e os processos de criação em três estudos de caso. Trata-se de buscar uma aproximação entre esses instrumentos conceituais emprestados da sociologia do corpo de Bourdieu e sua transposição para a dança contemporânea. Essa aproximação visa a estabelecer relações entre o corpo, a sociedade e a dança contemporânea e enriquecer a noção de pratica artística. A teoria na minha pesquisa é importante a medida que ela oferece questões ancoradas na experiência tangível da dança. Uma proposta coreográfica é uma proposta estética, mas é também uma proposta que estabelece relações políticas (relações de poder entre artistas, programadores, patrocinadores e espectadores), relações econômicas e relações sociais, daí a importância dessa reflexão de estabelecer relações entre aspectos da aparelhagem conceitual de Bourdieu e aspectos da criação em dança contemporânea.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Raisons pratiques. Paris : Seuil, 1994.

DANTAS, Mônica. O enigma do movimento. Porto Alegre : Editora da

Universidade/UFRGS, 1999.

FAURE, Sylvia. Corps, savoir et pouvoir. Sociologie historique du champ

chorégraphique, Lyon : Presses Universitaires de Lyon, 2001

FORTIN, Sylvie. (dir. publ.). Danse et santé : du corps intime au corps social. Montréal : Presses de l’Université du Québec, p. 314. Montréal : Presses de l’Université du Québec, 2008

KUYPERS, Patricia. « Introduction. » Incorporer. Nouvelles de Danse, 46/47, 5-10, 2001

SETTON, Maria da Graça. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu : uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação. ANPED, Mio/agosto, n20, p. 60-70, 2002.

SORIGNET, Pierre-Emmanuel. « Danser au-delà de la douleur ». Actes de la recherche en sciences sociales, Paris : Le Seuil, 2006/3, 163, p. 46-61, 2006.

Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações