Pela Finita Beleza da Rosa – A criação de corpos cênicos a partir das memórias corporais do intérprete-criador

  • Natália V. Alleoni
  • Elisabeth Bauch Zimmermann

Resumo

Esse artigo relata o processo criativo do solo de dança Pela finita beleza da rosa, fruto do
Mestrado em Artes da Cena (UNICAMP) Entre Rastros Laços e Traços – O corpo, suas
memórias e um processo criativo em dança, da pesquisadora e intérprete-criadora Natália
Alleoni. A escolha por apresentar tal processo está na complexidade da abordagem (diálogo
entre a psicanálise profunda e a dança) bem como na relevância prática da mesma que
contempla as imagens simbólicas como a matéria prima da investigação, às sensações e
impulsos corporais como instrumento de criação e a expressividade e dramaturgia cênica -
que surge na elaboração dos afetos vividos, revividos, reinventados -, como o produto
artístico final. Como o trabalho lida com memórias da formação em dança, o trabalho cênico pode ser trazido também, como um rico material para discussões sobre metodologias da formação e composição em dança. Esse solo de dança trás então, como fio condutor a
intimidade das memórias e os medos e superações na árdua busca pelo “pertencer a”.

Referências

ARCURI, Irene Gaeta. (2004). Memória Corporal – Simbolismo do Corpo na trajetória de vida. 1ª Edição. Editora Vetor. São Paulo (SP), Brasil.

BAUMAN, Zygmunt (2003). Amor Líquido – Sobre a fragilidade dos Laços Humanos. 1ª Edição. Editora Zahar. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

CYPRIANO, Fábio. Pina Bausch. São Paulo: Cosac Naify. São Paulo, 2005

DAMÁSIO, Antônio (1999). O mistério da Consciência. 1ª Edição [2000]. Editora Cia das Letras. São Paulo (SP), Brasil.

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o wuppertal dança teatro: Repetição e transformação. São Paulo:Hucitec, 2000.

JUNG, Carl G. (1964). O Homem e seus Símbolos. 2º Edição Especial [2008]. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

JUNG, Carl. G.. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 8ª Edição [2012]. Editora Vozes, Petrópolis (RJ), Brasil.

LAROSSA, Jorge (1998). Pedagogia Profana – Danças, Piruetas e Mascaradas. 5ª Edição. Editora Autêntica. Belo Horizonte (BH), Brasil.

RODRIGUES, Graziela (1997). Bailarino-Pesquisador-Interprete: Processo de Formação.

ª Edição. Editora Funart. Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

ZIMMERMANN, Elisabeth. (2009) Corpo e Individuação. 1ª Edição. Editora Vozes, Petrópolis (RJ), Brasil.