O Estudo de caso como estratégia metodológica para a pesquisa historiográfica do(s) Teatro(s) Brasileiro(s)

  • Gessé Almeida Araújo
  • Eliene Benício Amâncio Costa

Resumo

A partir das reflexões iniciais promovidas em pesquisa de doutorado cujo objeto é a
relação estabelecida entre a censura teatral e a dramaturgia do autor santista Plínio
Marcos (1935 – 1999) durante os anos de 1960, reflete-se acerca da utilização do
método do Estudo de caso como procedimento metodológico nas pesquisas
historiográficas do(s) teatro(s) brasileiro(s). São abordadas questões ligadas: 1) à
relevância do referido procedimento de investigação como ferramenta metodológica;
2) estratégias características do método; 3) possíveis limitações e desdobramentos
aplicados à natureza das pesquisas no mencionado campo, além de vislumbrar sua
contribuição para o fortalecimento da fortuna crítica em torno do(s) teatro(s)
brasileiro(s) e sua historiografia.

Referências

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 1997.

GONÇALVES, Maria Augusta Salim. Estudo de caso: reflexões sobre paradigmas. UNIrevista – Vol.1, nº1:19-22, Janeiro de 2006.

MEIRINHOS, Manuel. OSÓRIO, Antônio. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EDUSER: Revista de educação. Instituto Politécnico de Bragança-Portugal, Vol.2, 2010.

YIN, Roberto K.. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Daniel

Grassi. 3ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.