Charlatões, atores profissionais e os palhaços de circo; um percurso dos artistas e máscaras do Teatro de Rua

  • Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos
  • Mário Fernando Bolognesi

Resumo

Este estudo parte da história daqueles que começaram a utilizar a rua,
praça e lugares públicos europeus como fonte de trabalho para sua
sobrevivência. Desde os primeiros falsos curandeiros medievais (ciarlatani),
seguidos pelos artistas de rua que vieram a se profissionalizar com a
Commedia dell’Arte e as posteriores influências na solidificação da
personagem palhaço no circo.
A profissionalização dos artistas que atuaram em espaços públicos é
precedida imediatamente pelos Cerrentani italianos que fizeram da falsidade
sua alternativa de sobrevivência e prática cômica popular de diversão. Estes
homens confundidos ora como vagabundos, ora como verdadeiros médicos ou
cientistas e ainda como artistas, desenvolveram-se e tornaram-se os charlatões
profissionais, utilizando de vários recursos da linguagem cômica e da
espetacularidade que com os anos foram se mesclando a linguagem dos
bufões com seus recursos e estruturas específicas de comicidade.
Influenciando diretamente assim, os artistas que criavam e sobreviviam do
espaço público. As técnicas da improvisação foram a mola propulsora para
estes artistas e a solidificação genérica de personagens em tipos mascarados,
influenciaram a Commedia dell’Arte e os atores sucessores como os cômicos
circenses na figura dos palhaços.

Referências

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