Projeto Pirandello Contemporâneo: o teatro performativo dos Seis Personagens

  • Martha Ribeiro

Resumo

Há mais de 10 anos esta pesquisadora vem se debruçando na vasta obra do
escritor Luigi Pirandello, seja ela dramatúrgica, teórica, literária, epistolar ou
mesmo cênica. O projeto Pirandello Contemporâneo, que se desenvolve hoje
na Universidade Federal Fluminense, no âmbito do PPGCA, se dá por via de
laboratórios práticos, onde o atuante/performer é convocado a trabalhar sobre
suas reminiscências, impulsos e desejos íntimos, buscando na ação,
movimentos autobiográficos e de autorrepresentação. O mergulho nos Seis
personagens a partir da performatividade pode parecer à primeira vista um
paradoxo, já que o autor está vinculado a um horizonte criativo no qual o
personagem possui uma força extraordinária. No entanto, em seus últimos
textos, a distância entre ator e personagem se encurtou, num processo de
dupla incorporação ator-personagem, progressivo e radical; o que sugere uma
nova perspectiva de entendimento do texto cênico pirandelliano, que aponta
para a dissolução do personagem e do ator na ideia de Performer. É a partir
desta via que investigamos a arte de Pirandello hoje, aproximando-a das
conquistas contemporâneas da arte da performance. O projeto de pesquisa
pode ser visitado pelo site www.pirandellocontemporaneo.uff.br, onde
disponibilizamos estudos, imagens e vídeos referentes aos laboratórios
práticos.

Referências

FÉRAL, Josette. Entre performance et théâtralité: le théâtre performatif.

Théâtre/Public, n. 190, p. 28-35.

______. Teatro, teoria y páctica: más allá de las fronteras. Galerna: Buenos Aires, 2004.

FERNANDES, Silvia. Teatralidade e performatividade na cena contemporânea. Repertório, Salvador, nº 16, p.11-23, 2011.

MARINIS, De Marco. In cerca dell’attore, un bilancio del Novecento

teatrale. Roma: Bulzoni, 2000.

PIRANDELLO CONTEMPORÂNEO. Coordenação profa. Dra. Martha Ribeiro. Desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense, 2013. Apresenta textos sobre o processo de pesquisa e criação cênica veiculada ao Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea. Disponível em:< http://www.pirandellocontemporaneo.uff.br >. Acesso em: 29 set. 2013.

PUCHNER, Martin. Pânico de Palco: Modernismo, Antiteatralidade e Drama. Sala Preta vol. 13, n. 1, jun 2013, p. 13-46.

RIBEIRO, Martha. Luigi Pirandello: um teatro para Marta Abba. Perspectiva: São Paulo, 2010.