Projeto Pirandello Contemporâneo: o teatro performativo dos Seis Personagens
Resumo
Há mais de 10 anos esta pesquisadora vem se debruçando na vasta obra doescritor Luigi Pirandello, seja ela dramatúrgica, teórica, literária, epistolar ou
mesmo cênica. O projeto Pirandello Contemporâneo, que se desenvolve hoje
na Universidade Federal Fluminense, no âmbito do PPGCA, se dá por via de
laboratórios práticos, onde o atuante/performer é convocado a trabalhar sobre
suas reminiscências, impulsos e desejos íntimos, buscando na ação,
movimentos autobiográficos e de autorrepresentação. O mergulho nos Seis
personagens a partir da performatividade pode parecer à primeira vista um
paradoxo, já que o autor está vinculado a um horizonte criativo no qual o
personagem possui uma força extraordinária. No entanto, em seus últimos
textos, a distância entre ator e personagem se encurtou, num processo de
dupla incorporação ator-personagem, progressivo e radical; o que sugere uma
nova perspectiva de entendimento do texto cênico pirandelliano, que aponta
para a dissolução do personagem e do ator na ideia de Performer. É a partir
desta via que investigamos a arte de Pirandello hoje, aproximando-a das
conquistas contemporâneas da arte da performance. O projeto de pesquisa
pode ser visitado pelo site www.pirandellocontemporaneo.uff.br, onde
disponibilizamos estudos, imagens e vídeos referentes aos laboratórios
práticos.
Referências
FÉRAL, Josette. Entre performance et théâtralité: le théâtre performatif.
Théâtre/Public, n. 190, p. 28-35.
______. Teatro, teoria y páctica: más allá de las fronteras. Galerna: Buenos Aires, 2004.
FERNANDES, Silvia. Teatralidade e performatividade na cena contemporânea. Repertório, Salvador, nº 16, p.11-23, 2011.
MARINIS, De Marco. In cerca dell’attore, un bilancio del Novecento
teatrale. Roma: Bulzoni, 2000.
PIRANDELLO CONTEMPORÂNEO. Coordenação profa. Dra. Martha Ribeiro. Desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense, 2013. Apresenta textos sobre o processo de pesquisa e criação cênica veiculada ao Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea. Disponível em:< http://www.pirandellocontemporaneo.uff.br >. Acesso em: 29 set. 2013.
PUCHNER, Martin. Pânico de Palco: Modernismo, Antiteatralidade e Drama. Sala Preta vol. 13, n. 1, jun 2013, p. 13-46.
RIBEIRO, Martha. Luigi Pirandello: um teatro para Marta Abba. Perspectiva: São Paulo, 2010.