O que, onde e por que? Performance art, Liminaridade e Communitas

  • Ludmila de Almeida Castanheira
  • Verônica Fabrini

Resumo

Este artigo relaciona as noções de performance art, Communitas e Liminaridade
(TURNER: 1976; 1982; 1986) enquanto especificidade da linguagem, na Arte; e
enquanto generalidade das manifestações do humano, na Antropologia. Para a
análise das aproximações e distinções entre Arte e Antropologia, elegemos como
objeto os Festivais de Apartamento: eventos de performance art, organizados por
nós. Estes vêm acontecendo semestralmente desde 2008 de forma itinerante.
Concretizam-se sem que haja curadoria, fora do espaço das galerias e sem apoio
institucional.

Referências

HOME, Stewart. Assalto à cultura: Utopia Subversão Guerrilha na (Anti)Arte do Século XX. São Paulo: Conrad Editora, 2005.

OLIVEIRA, Lúcia Maciel Barbosa de. Corpos Indisciplinados. Ação Cultural em tempos de biopolítica. São Paulo: Beca, 2007.

SCHECHNER, Richard. O que é performance. No site: Hemispheric Institute – Instituto Hemisférico de Performance e Política: http://hemi.es.its.nyu.edu/courserio/perfconq04/materials/text/OqueePerformance_Schechner.htm. Acessado em 10 de Setembro de 2009.

TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Editora Vozes. Petrópolis: RJ. 1974.

_______________. From Ritual to Theatre: The Human Seriousness of Play. PAJ

Publications. A division of performing artist journal. New York, 1982.

________________. The Antropology of Performance. PAJ Publications. A division of performing artist journal. New York, 1982.

________________. The Antropology of experience. University of Illinois. Chicago, 1986.