Corpo, Performance e produção de conhecimento na contemporaneidade

  • Maria Julia Stella Martins
  • Márcia Strazzacappa

Resumo

Os estudos contemporâneos sobre o corpo, especificamente o corpo na arte,
apontam para a compreensão do corpo como o espaço de entrecruzamento de
informações, de estímulos, de passagem, de fluxos, de forças e densidades, de
produção de sentidos. As performances são manifestações híbridas que
trouxeram asperezas para temas centrais do fazer artístico, tomando o corpo
como elemento central das propostas e reflexões acerca da função da arte e
sua relação com o mundo e com a vida. O artista passa a compor a partir de
diferentes materiais e referências, por vezes, desenvolve uma técnica própria
para desenvolver seu trabalho, buscando soluções em diferentes linguagens,
estabelecendo relações entre diversos campos de conhecimento, sendo assim,
um construtor de realidades. Sua labuta consiste em buscar no plano das
ideias, da imaginação, do sonho, do desconhecido, da experimentação e das
técnicas elementos que possa utilizar para agir e transformar seu entorno,
expandindo os horizontes das conquistas humanas, sugerindo novas
recombinações. Deste modo, a prática artística pode ser entendida como
prática de pesquisa e produção de conhecimento.

Referências

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Annablume, 2008.

ROLNIK, S. Arte Cura? Lygia Clark no limiar do contemporâneo. In: BARTUCCI, G. (org.). Psicanálise, arte e estéticas de subjetivação. Rio de Janeiro: Imago Editora, 2002.