Ato de criação: performance de uma linha de pesquisa em um texto acadêmico

  • Tarcísio Moreira Mendes
  • Sônia Maria Clareto

Resumo

Provocado a pensar novas relações na pesquisa acadêmica, pensar uma trajetória
neste território constituído por um intenso exercício codificado. Um performer na
Educação. A academia em performance. Performance como desterritorialização de
uma linha de pesquisa. Linha de pesquisa em performance de criação. Performance
de linhas na territorialização de um ato de criação de um texto. Texto acadêmico em
performance. Riscos. Na cartografia da constituição de si e de mundo, no caos
criativo, vislumbra-se uma fenda no abrigo-território codificado Linha de Pesquisa
Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores, do Programa de Pós-
Graduação em Educação da UFJF. Na arqueologia de produção do grupo Travessia
linhas e mais linhas são encontradas; fendas e mais fendas no abrigo seguro. O
trabalho artístico continua, tentando fugir às opiniões e à comunicação. O
pensamento companheiro e esquizo de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a aula de
Claudio Ulpiano sobre desterritorialização e linhas de fuga tornam-se Máquinas de
Guerra que geram mais fendas no entendimento sobre Linguagem, Conhecimento e
Formação de Professores. Ziguezagueando com Deleuze, uma fuga possível é
criada: o Ziguezague de PesquiZas Línguas e Experiências e Invenções de
Professores. Atenção para não impedir fluxos...

Referências

CLARETO, S. M. Na Travessia: construção de um campo problemático. In.: CLARETO, S. M.; ROTONDO, M. A. S. O.; VEIGA, A. L. V. S. da. (Org.). Entre composições: formação,

corpo e educação. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011, p. 17-32.

DELEUZE, G.; PARNET, C. O Abecedário de Gilles Deleuze. Realização de Pierre-André Boutang, produzido pelas Éditions Montparnasse, Paris. Tradução e Legendas: Raccord [com modificações]. TV Escola, Ministério da Educação. 1995.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. O anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 2010.

LEITE, M. V. Professor, como alguém vira filósofo?. In.: CLARETO, S. M.;

ROTONDO, M. A. S. O.; VEIGA, A. L. V. S. da. (Org.). Entre composições: formação, corpo e educação. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011, p. 59-78.

ROTONDO, M. A. S. O. Caminhada pelo abrigo da vida-escola: a(travessa)ndo umas orações. In.: CLARETO, S. M.; ROTONDO, M. A. S. O.; VEIGA, A. L. V. S. da.(Org.) Entre composições: formação, corpo e educação. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011, p. 167-196.

ULPIANO, C. Plano de imanência (Território) ou A ideia de imagem do

pensamento. Disponível em http://claudioulpiano.org.br.s87743.gridserver.com/?

p=1994. Acessado em 20 de maio de 2013.