Performance e memória: aspectos interdisciplinares do fazer artístico

  • Adalberto S. Santos

Resumo

O artigo é resultado de trabalho de grupo que estuda a possibilidade de entendimento
da performance como estratégia de manutenção de memórias e o desenvolvimento de
metodologia interdisciplinar para o ensino de arte. Na investigação utilizaram-se
elementos das performances culturais (culturas populares) como mecanismo de
preparação das habilidades requeridas ao performer. Performance é resultado de atos
pensados e executados por seres treinados ou especializados, quando necessita de
treinamento especializado, vincula-se ao campo das artes cênicas, quando entendida
como resultante da demonstração consciente de habilidades, permite identificar como
performer aqueles que sabem que, em determinados momentos da vida, estão
desempenho um papel. Atuar na formação do performer implicou em envolver jovens
num processo criativo que intensificou o caráter dramático inerente às suas práticas.
Memórias sonoro/corporais foram evocadas para a criação de “balé sonoro” a partir dos
elementos narrativos encerrados no corpo. Apropriando-se de elementos do cotidiano,
estimula-se o desenvolvimento de potenciais criativos e permite-se o domínio de fazersaber
que habilita intérpretes de memórias.

Referências

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