Do fluxo do exercício corporal para o corpo das palavras: um exercício de pensamento extracotidiano

  • Rossana P. Della Costa

Resumo

O presente estudo encontra-se em processo e tem lugar nas aulas de Arte
Educação e Educação e Corporeidade do curso de Pedagogia do Centro
Universitário Metodista do IPA. Desenha-se um exercício de pensamento sobre
a proposição de jogos corporais utilizados no processo do trabalho do ator para
a conquista de sua eficácia cênica como possibilidade para a construção do
conhecimento em teatro das futuras pedagogas. A partir da tradição moderna
dos diretores pedagogos do séc XX, investiga-se a mobilização do pensamento
extracotidiano no fluxo do trabalho corporal. A pesquisa enfoca os momentos
(tempo e espaço) nos quais é perceptível a ativação de outra coerência
corporal que não a cotidiana.

Referências

ASLAN, Odete. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.

BIÃO, Armindo. Um trajeto, muitos projetos. In: BIÃO, Armindo, Artes do Corpo e do Espetáculo: Questões de Etnocenologia. Salvador: P&A Editora, 2007.

COSTA, Rossana P. D. Experiências de Formação do professor artista:

cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de Graduação em Teatro: Licenciatura da FUNDARTE/UERGS. Porto Alegre, UFRGS, 2009.

f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

ICLE, Gilberto. Da presença, da prática, do corpo: contribuições

etnocenológicas para a pesquisa em Educação. In: V Congresso de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2008, Belo Horizonte. Anais do V Congrasso da ABRACE. Belo Horizonte : ABRACE, 2008.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de babel. Belo Horizonte:

Autêntica, 2004.

_______. Tecnologias do eu e educação. In:SILVA, Tomaz Tadeu da. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p.35-86.