Odissi e GDS: possibilidades e limites na apreensão de técnicas corporais

  • Priscilla Duarte
  • Fernando Mencarelli

Resumo

A antropologia teatral opõe as técnicas corporais cotidianas às extra-cotidianas e
identifica princípios comuns em corpos provenientes de culturas e sociedades diferentes,
quando em situação de representação. A dança clássica indiana, estilo Odissi, apresenta
uma técnica corporal de formas estilizadas, em corpos esculpidos ao longo de séculos de
tradição. O método GDS de cadeias musculares e articulares vê o corpo como um terreno
psicomotor e fisiológico. O corpo é moldado pelo gesto: a função determina a forma que
atende à função que determina a forma, e assim sucessivamente. Este terreno constituise,
simultaneamente, pela singularidade que diferencia cada ser humano e pela
universalidade que unifica toda a espécie humana. A presente comunicação tem por
objetivo discutir sobre vida e arte, comportamento e biomecânica, técnicas cotidianas e
extra-cotidianas e as possibilidades e os limites na apreensão de técnicas corporais
desvinculadas de seu contexto histórico-sócio-cultural, a partir da experiência profissional
da autora no âmbito do treinamento corporal, entre Odissi e GDS.

Referências

BARBA, E. La canoa di carta - Trattato di Antropologia Teatrale. Bologna: Il Mulino, 1993.

BARBA, E., SAVARESE, N. Anatomie de l’acteur – Un dictionnaire d’anthropologie théâtrale. Cazilhac: Bouffoneries Contrastes, 1985.

____________________, A arte secreta do ator – Um Dicionário de Antroplogia Teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.

BOLSANELLO, D. Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro. V.II. n.2. p.99-106. mai./ago. 2005. Disponível em

http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n2/11n2_08DBB.pdf. Acesso em: 11/11/13

DE MARINIS, M. Il teatro dell’altro – Interculturalismo e transculturalismo nella scena contemporanea. Firenze: La casa Usher, 2011.

DENYS-STRUYF, G. As cadeias musculares e articulares – O método GDS. São Paulo: Summus, 1995.

GROTOWSKI, J. Holiday e Teatro delle Fonti. Firenze: La casa Usher, 2006.

MAUSS, M. Sociologia e Antopologia. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.