Solo como un hongo - Relações entre ditos gauchescos e a criação da cena clownesca

  • Gustavo Peres Muler
  • Inês Alcaraz Marocco

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões e práticas acerca do processo criativo
desenvolvido na composição cênica intitulada Solo como un hongo. A
montagem vem sendo construída com base em improvisações que associam
memórias pessoais, ditos gauchescos e comicidade de origem clownesca. A
partir do vasto imaginário proporcionado, os ditos provocaram e conduziram os
métodos de elaboração das ações que compõem a dramaturgia do ator. A interrelação
entre esse gênero de raiz popular e temas como o riso, as lembranças,
as técnicas corporais e os processos intuitivos, originou a cena solo, em que o
personagem encontra, por meio de jogos estabelecidos com um amor
imaginário, uma possível via de combate à solidão.

Referências

BERGSON, Henri. O Riso. Ensaio sobre a Significação da Comicidade. São

Paulo: Martins Fontes, 2004.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo, 2010.