Um olhar sobre as máscaras de Mapiko: apropriação técnica, simbólica e criativa da máscara

  • Mariana Conde Rhormens
  • Matteo Bonfitto Júnior

Resumo

O presente trabalho propõe um estudo teórico acerca dos saberes tradicionais das
máscaras de Mapiko, manifestação cultural de Moçambique. O Mapiko tem um espaço
muito significativo na cultura dos Macondes na província de Cabo Delgado. Rodeada de
mistérios e segredos a manifestação mistura música, dança e cena representando o
imaginário do povo Maconde. A manifestação apresenta a existência do mundo
sobrenatural e a convicção na ligação lógica entre o dançarino principal e as suas
crenças, dando a capacidade de recriar na arte os diferentes modos de estar na vida
espiritual, usando a força da sua história e do seu cotidiano transmitindo em cada
dança as suas convicções. Mapiko é o nome dado à manifestação e à máscara utilizada.
No Mapiko são usadas dois tipos de máscaras: a facial, que cobre apenas o rosto e a
máscara capacete, que cobre toda a cabeça, ambas são feitas de madeira. Este
trabalho pretende explorar questões relacionadas ao processo de apropriação técnica,
simbólica e criativa do performer que utiliza tais máscaras.

Referências

BORTOLOT, Alexander. A Language for Change: Creativity and Power in

Mozambican Makonde Masked Performance, circa 1900-2004. 2007.

Tese(doutorado)Columbia University.

DIAS, Jorge. Os Macondes de Moçambique III Vida Social e Ritual. Lisboa :

Bertrand Irmãos, Lda, , 1964.

FERREIRA, Rita. Povos de Moçambique: história e cultura. Porto: Afrontamento, 1975.