A proposta de um corpo mitológico na dança

  • Gabriela D.D Salvador
  • Marília Vieira Soares

Resumo

Este texto apresenta o corpo mitológico como uma possibilidade de trabalho
com a mitologia sagrada na dança cênica. A proposta do corpo mitológico
surge a partir da observação da significativa presença da mitologia nas
temáticas da dança cênica ao longo de sua história e das práticas psicofísicas
usadas pela autora como caminho de criação coreográfica. Este corpo é
entendido como um tipo de corpo cênico voltado para a interpretação da
mitologia sagrada na cena e é alcançado a partir de trabalhos psicofísicos; os
quais despertam os conteúdos mitológicos presentes no inconsciente do
dançarino, que, por sua vez, os transformam em movimentos expressivos. A
base do conceito teórico do corpo mitológico está nas teorias de inconsciente
individual e coletivo, advindas da psicologia analítica junguiana e na
compreensão da mitologia como resultado de processos psíquicos e biológicos.
A Técnica Energética (TE) de trabalho psicofísico sustentam a prática de
preparação desse corpo para a cena.

Referências

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Trad. Paola Civelli. São Paulo: Editora

Perspectiva, 2004.

KELEMAN. Mito e corpo: uma conversa com Joseph Campbell. Trad. Denise

Maria Bolanho. São Paulo: Ed. Summus, 2001.

JUNG, Carl Gustav. O Homem e Seus Símbolos. Trad. Maria Lúcia Pinho. Rio

de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2008.

JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Trad. Dora Ferreira. Petrópolis. Ed. Vozes, 1979.