O universo sonoro das comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846)
Resumo
A pesquisa tem por objeto nove comédias, escritas entre os anos de1833 a 1846. Para fins de análise, foram subdivididas em três grupos: Grupo I
– O Juiz de Paz da Roça, A Família e a Festa da Roça, Os Dois ou o Inglês
Maquinista; Grupo 2 – O Diletante, O Cigano, Quem Casa, Quer Casa; Grupo 3
– O Judas em Sábado de Aleluia, O Noviço, Os Ciúmes de um Pedestre ou O
Terrível capitão-do-mato. As três primeiras comédias foram encerradas com
números de música e dança, enquanto que nas comédias do 2º. Grupo, a
música aparece no início ou durante a peça. No 3º. Grupo, a voz falada é
modulada e recriada musicalmente por atores cômicos, mistos de cantores de
ópera buffa e dançarinos.
Referências
Andrade, Ayres de. Francisco Manuel da Silva e seu tempo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.
Anônimo. Modinha “Astuciosos os homens são”. Setor de Música da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, localizador L–I –33[6]. 1840.
Caetano, João. Lições Dramáticas. Rio de Janeiro: J. Villeneuve & Cia., 1862. Jornal do Commercio. 5/7/1840.
Melo, Guilherme de. A Música no Brasil: desde os tempos coloniais até o
primeiro decênio da República. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional,
[1908].
Moraes Filho, Mello. Cantares Brasileiros: Cancioneiros Fluminenses no
Quarto Centenário. Parte musical. Rio de Janeiro: Livraria Cruz
Coutinho, 1900.
______. Festas e Tradições populares do Brasil. Rio de Janeiro: Editora
Itatiaia, 1999.
Nery, Rui Vieira. Para uma história do fado. Portugal: Comunicação Social, SA, 2004.
Penna, Luiz Carlos Martins. Martins Pena – Comédias. (org. Vilma Arêas).
São Paulo: Martins Fontes, 2007, v. I, II e III.
Rabetti, Maria de Lourdes. “Presença musical italiana na formação do teatro brasileiro.” ArtCultura, Uberlândia, v. 9, n. 15, 2007. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF15/H&T_Rabetti.pdf
______. Comunicação pessoal, 2013.
Ulhôa, Martha Tupinambá de; Costa Lima-Neto, Luiz. “Memory, History and Cultural Encounters in the Atlantic: The Case of Lundu”. The world of
music (new series), v. 2, Issue 2, 2013. Disponível em:
http://journaltheworldofmusic.com/current.html
Wetherell, James. Brazil. Stray Notes From Bahia: being extracts from
letters etc. during a residence of fifteen years. Inglaterra: Liverpool:
Webb and Hunt, 1860.