Por uma história do teatro contemporâneo

  • Carmem Gadelha

Resumo

Pensar as relações do teatro atual com a sociedade implica a delimitação de
uma ideia do contemporâneo, conectando-a a possibilidades de uma história
do presente, no que diz respeito à cena (dramaturgias do texto e do
espetáculo) e no que toca à sociedade globalizada. Este trabalho dá
continuidade a estudos sobre o trágico e seus modos de comparecimento na
pós-modernidade, tendo em vista que aspectos de tragicidade operam
desabrigados do gênero tragédia. Desta feita, a atenção se volta para métodos
e discursividades: nossa época tensiona-se com o cruzamento dos eixos
sincronia/diacronia. A tentativa é de traçar cartografias e arqueologias, numa
aliança do modelo árvore com o modelo rizoma. Esta abordagem privilegia o
ensaio, gênero receptivo ao fragmento e rebelde à dicotomia verdadeiro/falso.
Abraçando o descentramento e a incompletude, é possível capturar as
singularidades, vendo nelas a multiplicidade. Deste modo, espera-se
compreender zonas de vizinhança entre Brecht e o trágico, por exemplo. A
pesquisa está em andamento e os resultados são parciais.

Referências

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