A Contemporaneidade da Linguagem Circense: Circo Chiarini

  • Daniel de Carvalho Lopes
  • Erminia Silva

Resumo

O trabalho visa, em âmbito geral, pesquisar a contemporaneidade da linguagem circense do início do século XIX até a década de 1870, no campo da produção cultural latino americana, tendo como objetivo oferecer visibilidade às suas características polissêmicas e polifônicas, ou seja, às múltiplas formas de produção, relação e interação dessa linguagem no período. Para se atingir esse objetivo, adota-se como fio condutor da pesquisa o Circo Chiarini em sua atuação na América Latina através das inúmeras relações e interações que o mesmo estabeleceu nesse continente lançando, dessa forma, um olhar analítico que abrange desde a organização do espetáculo até sua itinerância, dos aspectos técnicos e operacionais da produção do circo como o espetáculo até sua relação social, política e econômica com as cidades por onde passou na Argentina, Uruguai, Brasil e México. A iniciativa de oferecer visibilidade à contemporaneidade da produção da linguagem circense por meio da trajetória do Circo Chiarini na América Latina exige o levantamento de uma multiplicidade de fontes, que contemplem este extenso percurso e que apontem as diversas relações e interações deste circo com a sociedade da época. Entende-se por levantamento de variadas fontes uma abordagem que consiste na reunião, organização e análise/interpretação/cruzamento de bibliografias, periódicos, documentos cartoriais e iconografia, ou seja, livros, jornais, registros e documentos oficiais e fotografias. Ao “dar-se as mãos” ao Circo Chiarini e percorrer seus trajetos e experiências, no período histórico vivido pelos seus artistas, é possível revelar o quanto o fazer circense sempre se mostrou rizomático: construindo novos percursos e territórios, produzindo diferentes configurações nesse campo de saber e prática. Nesse sentido, ao utilizar-se conceitos como contemporaneidade do fazer circense em qualquer período histórico pesquisado, realiza-se uma discussão sobre a atualidade dessa produção. Investigar as inúmeras relações e interações polissêmicas e polifônicas do circo Chiarini com a sociedade da época possibilita analisar como o conjunto da teatralidade circense produzia o circo como espetáculo em sinergia com todas as produções culturais, artísticas e tecnológicas do período. Desta maneira, é possível suscitar reflexão e tencionar o debate sobre a própria produção da linguagem circense na atualidade, bem como, atualizar e aprimorar as concepções e entendimentos que se tem das artes circenses, sua história e sua importância em nosso país, tornando acessível ao grande público o conhecimento de circo de forma integral e consistente.

Referências

CÁRDENAS, J. R. La Fabulosa Historia del Circo en México. 1º ed. México: Conaculta, 2003. 511p.

El Siglo de Oro del Circo en México. 1º ed. Espanha: PPU, 2010.409p.

CASTAGNINO, R. H. El Circo Crillo. 2º ed. Buenos Aires: Plus Ultra, 1969.160p.

DUARTE, R. H. Noites Circenses – Espetáculos de Circo e Teatro em Minas Gerais no Século XIX. 1º ed. Campinas: Editora UNICAMP, 1995. 280p.

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA DAS ARTES CIRCENSES- CIRCUS. Panorama do Malabarismo no Brasil 2007-2008. Relatório de Pesquisa. Campinas, agosto de 2011. Circonteudo. Disponível em

<http://www.circonteudo.com.br/stories/documentos/3294_

PANORAMA_DO_MALABARISMO_NO_BRASIL%20-20Relatorio%20Final %209-8-11%20-%20Revisado.pdf>. Acesso em: 10 agosto 2012.

PASCHOA JR., D. P. O Circo-Teatro Popular. Caderno de Lazer 3. São Paulo: SESC-SP/Brasiliense, 1978. p.18-28.

KLEIN, T. De Casacuberta a los Podesa, 1º ed. Buenos Aires: Associación Argentina de Actores, 1994. 224p.

MARIA Y CAMPOS, A. Los Payasos, Poetas del Pueblo – El Circo en México. México: Ediciones Botas, 1939. p.150-161.

REVENEY, M. Le Grand Livre Du Cirque. Genebra: Edito-Service: Bibliothèque des Arts, 1977. v.1-2.

SIEBEL, B. Historia del Circo. 1º ed. Buenos Aires: Del Sol, 1993. 249p.

Los Artistas Trashumantes. 1º ed. Buenos Aires: De La Pluma, 1985. 322p.

SILVA, E. Circo – Teatro: Benjamim de Oliveira e a Teatralidade Circense no Brasil. 1º ed. São Paulo: Editora Altana, 2007. 436p.

SILVA, E. e ABREU, L. A. de. Respeitável Público... o circo em cena. 1º ed. Rio de Janeiro: Funarte, 2009. 262p.

THÉTARD, H. La Merveilleuse histoire du Cirque. 31º ed. Paris: Prisma, 1947. v.1-2.