O EXERCÍCIO TEATRAL DA MÁSCARA NEUTRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CAP/UFRJ

  • Massuel dos Reis Bernardi
  • Cleusa Joceleia Machado

Resumo

Desde 2011, a presente pesquisa se desenvolve dentro do Projeto Fazendo
Gênero do Setor Curricular de Artes Cênicas do CAp/UFRJ e ocupa-se da
aplicação e da análise de exercícios utilizando a Máscara Neutra como
referência para uma reflexão sobre o corpo do aluno em cena. Baseia-se
fundamentalmente na pedagogia de ator estabelecida por Jacques Lecoq
passando por outros conceitos afins, tais como "presença", "estado neutro",
"corpo dilatado" e "pré-expressividade”. Acredita-se que com esta experiência
seja possível ao aluno de ensino médio compreender melhor a ideia do corpo
como veículo de expressão cênica. Além disso observa-se que neste processo
o adolescente muitas vezes depara-se com aspectos singulares e inusitados de
si mesmo , o que pode refletir no percurso de construção de sua identidade.

Referências

BARTHES, Roland. “Essais critiques” Paris: Seuil, 1964.

COPEAU, Jacques. “Registres I; Appels. Textes recueillis et établis par Marie-Hélène Dasté et Suzanne Maistre Saint-Denis” Paris: Gallimard, 1974.

FABIÃO, Eleonora. “Corpo Cênico, Estado Cênico”. Revista Contrapontos vol.10 – n. 3 p. 321-326. Rio de Janeiro: 2010.

LECOQ, Jacques. “O Corpo Poético” – São Paulo: Editora Senac, 1997.

MACHADO, Cleusa J. “Identidade Expressiva do Ator” Tese de Doutorado – Campinas: UNICAMP, 2009. (no prelo 2013).

_______. “Fazer Teatro Na Escola... Por Que Não?” Dissertação de Mestrado – Campinas: UNICAMP, 2004.

ROMANO, Lucia. “O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico” – São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2005.

SACHS, Claudia M. “A Metodologia de Jacques Lecoq – Estudo Conceitual”

Dissertação de Mestrado – Florianópolis: UDESC, 2004.