Roupa docente

  • Alessandra A. Faria
  • A.A.M. Albano

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre o “figurino” dos professores. Apresenta uma
pesquisa no campo da formação de professores, que se configura como uma
investigação-formação, na qual busca, no diálogo do teatro com a memória, a
percepção de aspectos da docência que são, muitas vezes, ignorados nas
reflexões sobre as relações docente-discente. Para tal, se propôs a investigar
elementos da cena teatral, relacionando-os à docência, partindo da hipótese
que estes elementos possam evidenciar posturas assumidas pelos professores
e possibilitar, assim, a reflexão e o questionamento sobre as mesmas. O ponto
de partida foram de professores que passaram pela vida dos sujeitos
pesquisados e, neste exercício narrado, o foco foram as lembranças das
roupas destes professores. O exercício memorialístico possibilitou que
entrassem em contato com motivações que, possivelmente, orientaram
algumas de suas escolhas. O “figurino” criado a partir destas lembranças e da
experiência com exercícios teatrais levou-os à necessidade de reflexão sobre
qual imagem de professor gostariam de retratar. Este processo permitiu,
entrarem em contato com aspectos significativos da docência, questiona-los e,
em muitos casos, recria-los.

Referências

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São Paulo: Cortez, 2001

SPOLIN, V. Jogos teatrais para a sala de aula: um manual para o professor.

São Paulo: Perspectiva, 2008.

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