O Teatro como Budô – o Aikidô em Cena

  • Juliana A. G. Fernandes

Resumo

O presente trabalho, desenvolvido com atores e bailarinos, utiliza a arte marcial
japonesa Aikidô, como uma forma de preparação do artista da cena. O alicerce
dessa preparação aborda o código do guerreiro samurai, o Bushidô, para
trabalhar um ator e bailarino que exercita as sete virtudes do samurai,
compreendendo dessa forma, o teatro como um DÔ, ou seja, um caminho.
Para tanto, são realizados katas (técnicas), exercícios de respiração e
fortalecimento do hara (ponto de equilíbrio, quadril) considerando
primordialmente a relação com o outro (as técnicas são sempre trabalhadas em
dupla). Busca-se um estado de prontidão plena e consciência diferenciada,
extra-cotidiana e potente, semelhantes à postura de um samurai. Para dialogar
com tais princípios do Bushidô e diretrizes do aikidô, sistematizados por seu
fundador, Morihei Ueshiba, propomos como interlocutores, autores como
Antônio Damásio, José Gil, Jerzy Grotowski e Michel Focault.

Referências

BAUER,M.& GASKELL,G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som.

São Paulo: Vozes, 2007.

DAMÁSIO, António. Em Busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos

sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

DAMÁSIO, R. António. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

__________ O Erro de Descartes, Emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras,1996

__________ O Mistério da Consciência. Do corpo e das emoções ao

conhecimento de si .São Paulo:Companhia das Letras, 2000.

DUARTE Jr.João Francisco. O Sentido dos Sentidos. A educação (do)

sensível. Ed Criar Edições, Curituba-PR

FOCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

GROTOWSKY,J. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira 1976

______ O Teatro Laboratório de Jerzi Grotowski. São Paulo: Perspectiva,

LABAN, RUDOLF. Domínio do Movimento. Editora. Organizada por Lisa

Ullmann. São Paulo: Summus, 1978.

MATSUOKA, Seigo. MA and BASARA. In: NIPPONJIN japonês: o Japão do ponto de vista de 23 artistas: catálogo de exposição. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo, 1995.

UESHIBA, Morihei. A Arte da Paz. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

UESHIBA, Kisshômaru. O Espírito do Aikidô. São Paulo: Cultrix, 1984