Erupções das Ilhas e o Regime Estético do Jogo Dramático

  • Hélio Jr Rocha de Lima
  • Ilza Matias de Sousa

Resumo

Trata-se de reflexões e dinâmicas corporais e textuais engajadas à leitura de
“Ilhas Desertas” (Deleuze) e atravessadas pela abordagem estética em Jacques
Rancière. No processo criativo, os jogadores são convidados a construir ou
visualizar suas ilhas e selecionar ideias, livros e objetos, os quais, interagindo
com os corpos em movimento, comporão um fragmento cênico. A partir dos
fragmentos, inicia-se uma segunda fase com a finalidade de experimentar as
diversas possibilidades de encontro das ilhas em suas situações diversas. Entre
textos e imagens, nos confrontos das ilhas, autoria e recepção misturam-se no
ato de criação. Neste sentido, o regime estético, como fundamento teórico do
processo de jogo, destitui a recepção de um argumento da tradição e da atitude
esperada de um “leitor-espectador modelo”. O deslocamento e a desconstrução
da forma ética e poética para um regime estético desterritorializa a “ideia clara”,
finita, moralista e mimética, para deixar escoar a fruição na infinitude da imagem
pictórica, gestual e da palavra. Todavia, em deslocamentos, na existência de um
ponto zero, na transformação do saber em não-saber, a operação do ator
desdobra-se no modo dos discursos, nas fugas da zona confortável do
logocentrismo, e no deslizamento inintencional da experiência estética, “onde
logos é idêntico a pathos”.

Referências

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