Para além do contexto escolar: experiências artísticas e pedagógicas em Teatro na Educação Básica

  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos

Resumo

As experiências enfocadas no texto partem de experimentos artísticos e reflexões
sobre relações estéticas e pedagógicas em Teatro, desenvolvidos na Educação
Básica, em parceria entre estudantes e professores de Teatro atuantes no
Programa de Bolsas de Iniciação Docência (PIBID UFRGS) e em atividades de
pesquisa da UFRGS. As motivações dessas experiências decorrem, dentre outros
fatores, do contraste que se observa entre a diversidade de manifestações
proliferadas na cena contemporânea e a constância e uniformidade das práticas
teatrais preponderantes no contexto escolar; e do estudo de teóricos
contemporâneos no campo da Pedagogia do Teatro, tais como Jean-Pierre
Ryngaert, Ingrid Koudela, Flávio Desgranges e Narciso Telles. Nessa perspectiva
o texto apresenta ações de cunho cênico e improvisacional, propostas por um
coletivo de acadêmicos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Teatro da
UFRGS junto a estudantes de duas instituições da Rede Pública Estadual de
Ensino de Porto Alegre, que buscam aproximar as formas teatrais que se
processam dentro e fora do ambiente escolar, de modo a favorecer a construção
de conhecimento em Teatro nas suas dimensões estética, cultural e social.

Referências

FABIÃO, Eleonora. Performance e Teatro: Poéticas e Políticas da Cena

Contemporânea. Sala Preta (USP), São Paulo, v. 8, p. 235-246, 2009.

_____. Corpo Cênico, Estado Cênico. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em

Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online), v. 10, p. 321-326, 2010.