Imagem, memória e política em Bom Retiro – 958 metros, do Teatro da Vertigem

  • Flávia Almeida Vieira Resende
  • Sara del Carmen Rojo de La Rosa

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise da peça “Bom Retiro – 958 metros”
(2012), do Teatro da Vertigem, sob uma perspectiva das teorias da imagem e
da memória em performance. A peça é tomada neste artigo como um exemplo
de um fazer teatral político atual, que não estabelece uma defesa ideológica,
mas instaura um espaço de experiência diferenciado, em um lugar concreto da
cidade de São Paulo – o bairro do Bom Retiro. Na peça, o público é conduzido
pelas ruas do bairro, numa caminhada de exatos 958 metros, na qual se
depara com cenas e imagens que trazem à tona a história de imigração do
bairro e o contexto atual vivenciado no local. Nesse sentido, o Teatro da
Vertigem evidencia a convivência e o embate entre diferentes temporalidades e
espaços geográficos e culturais presentes no bairro, por meio de suas
construções arquitetônicas, de personagens típicos e das intensas e
contraditórias relações de consumo, propondo um direcionamento crítico do
olhar do espectador sobre esses espaços.

Referências

CARREIRA, Adré. Teatro de invasão: redefinindo a ordem da cidade. In LIMA, Evelyn Furquim Werneck (org.). Espaço e teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. p. 67-78.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 2010.

DIEGUÉZ CABALLERO, Ileana. Cenários liminares: teatralidades,

performances e política. Uberlândia: EDUFO, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. El espectador emancipado. Trad. Ariel Dilon. Castellón: Ellago Ediciones, 2010. 136p.

____. A partilha do sensível. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2009a.

____. O inconsciente estético. São Paulo: Ed. 34, 2009b.

ROJO, Sara. Espaço e corpo no teatro italiano atual. In Trânsitos e

deslocamentos teatrais: da Itália à América Latina. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005. p. 73-121.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório – Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte : Editora UFMG, 2013.