Teatro e Imprensa no XIX: aspectos do comentário teatral nos jornais da Corte

  • Charles Roberto Silva
  • Elizabeth F. C. Ribeiro Azevedo

Resumo

O processo de independência brasileira e a consolidação dos ideais de livre imprensa no país criou uma atmosfera convidativa para que os homens de letras circulassem suas ideias. A partir da segunda metade dos anos vinte, do século XIX, os assuntos teatrais começaram a ganhar visibilidade nas páginas dos matutinos do Império. Este artigo procura apresentar como algumas ideias sobre teatro no Brasil foram construídas nas páginas dos jornais da corte, além de apresentar os principais agentes do debate teatral na imprensa no período.

Referências

BERNSTEIN, Ana. A crítica cúmplice: Decio de Almeida Prado e a formação do teatro brasileiro moderno. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2005.

BOBBIO, Norberto. Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. São Paulo, Ed: Unesp, 1998.

FARIA, João Roberto. Ideias teatrais: o século XIX no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2001.

GARCIA, Maria Cecília. Reflexões sobre a crítica nos jornais: Décio de Almeida Prado e o problema da apreciação da obra no jornalismo cultural. São Paulo, Ed. Mackenzie, 2004.

GIRON, Luís Antonio. Minoridade crítica: a ópera e o teatro nos folhetins da Corte. São Paulo: Edusp/Ediouro, 2004.

PRADO, Décio de Almeida. João Caetano e a arte do ator. São Paulo, Ed Ática, 1984.

PRADO, Décio de Almeida – O drama romântico brasileiro. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1996.

RIBEIRO, Lavina Madeira. Imprensa e espaço público: a institucionalização do jornalismo no Brasil (1808-1964). Rio de Janeiro: E-Papers, 2004. RIEGO, Christina Barros. Do futuro e da morte do teatro brasileiro: uma viagem pelas revistas literárias e culturais do período modernista (1922 – 1942.) São Paulo: FFLCH-USP, 2008.

ROUBINE, Jean Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar. IN: Ao vencedor as batatas. São Paulo: Ed. Duas Cidades / 34, 2000.

SILVA, Charles Roberto. Formação, ruptura e criação: a recepção crítica de Sábato Magaldi aos Novos Dramaturgos 1966 – 1969. São Paulo, Dissertação de Mestrado, ECA-USP, 2011.