A Arte e a “Ciência” de contar histórias: como a noção de performance pode promover diálogos entre a pesquisa e a prática

Luciana Hartmann

Resumo


Depois de muitos anos de pesquisa com contadores de histórias de diferentes
regiões do Brasil comecei a perceber uma espécie de lacuna ou de silêncio -
para usar um recurso característico da oralidade - entre aqueles que, como eu,
pesquisavam e analisavam as narrativas orais e aqueles que as contavam de
forma profissional. Ou seja, constatei que essas diferentes áreas de atuação,
embora trabalhem com “objetos” de interesse comuns (as narrativas orais e os
contadores de histórias), quase não dialogam. Esta comunicação pretende
promover uma análise, a partir do levantamento da produção de obras
nacionais sobre a narração de histórias, em diversos campos do saber, dos
possíveis “atravessamentos” gerados pela noção de performance que podem
permitir o contato entre a arte e a “ciência” do contar histórias.

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Richard. Verbal Art as Performance. Rowley, Mass: Newbury House Publishers, 1977.

_____Story, Performance and Event - contextual studies of oral narrative.

Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

BUSATTO, Cléo. A Arte de Contar Histórias no Século XXI – tradição e

ciberespaço. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

_____ Contar e Encantar – pequenos segredos da narrativa. 6ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

CAMARGO, Robson Corrêa. Milton Singer e as Performances Culturais. Karpa 6 – Revista de Teatralidades e Cultura Visual. Summer, 2013.

CARDOSO, Vânia Zikán. CARDOSO, Vânia Zikán . O Espírito da Performance. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 9, p. 197-213, 2009.

_____ Narrar o mundo: Estórias do povo da rua e a narração do imprevisível. Mana (Rio de Janeiro) v. 13, p. 317-345, 2007.

COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva,

FERNANDES, Frederico. A Voz e o Sentido – poesia oral em sincronia. São Paulo: Ed. da UNESP, 2007,

GIRARDELLO, Gilka (org.). Baús e Chaves da Narração de Histórias. 2ª. ed. Florianópolis: SESC/SC, 2004.

GOFFMAN, Erving. A Representação do Eu na Vida Cotidiana. Petrópolis:

Vozes, 8ª edição, 1999.

HARTMANN, Luciana. Performance e experiência nas narrativas orais da

fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre - UFRGS, v. 11, n.24, p. 125-153, 2005.

_____ Sobre o contar causos : performances narrativas em uma região de

fronteira. In: Robson Correa de Camargo; Eduardo José Reinato, Heloísa

Selma Fernandes Capel. (Org.). Performances Culturais. São Paulo - Goiânia: Hucitec – PUC/GO, 2011, p. 336-347.

_____ Gesto, Palavra e Memória: performances de contadores de causos.

Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

KAPCHAN, Deborah A. Common Ground: keywords for the study of expressive culture - Performance. Journal of American Folklore. v. 108, n. 430, 1995.

LANGDON, E. J. Dialogicalidade, Conflito e Memória na Etno-história dos

Siona. In: Fernando Fischman; Luciana Hartmann. (Org.). Donos da Palavra: Autoria, performance e experiência em narrativas orais na América do Sul. Santa Maria/RS: Editora da UFSM, 2007, p. 17-41.

_____ A Fixação da Narrativa: Do Mito para a Poética de Literatura Oral.

Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 5, n.12, p. 45-68, 1999.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.)

Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

SCHECHNER, Richard. Magnitudes of Performance. In: TURNER, Victor;

BRUNER, Edward. (eds.) The Anthropology of Experience. Urbana and

Chicago: University of Illinois Press, 1986.

_____ Performance Theory. New York and London: Routledge, 1988.

_____ Victor Turner’s Last Adventure. In: TURNER, Victor. The Anthropology of Performance. 2a. ed. New York: P. A. J. Publications, 1992.

SINGER, Milton. When a Great Tradition Modernizes. Chicago: University of Chicago Press, 1972.

TURNER, Victor. Dramas, fields, and metaphors: simbolic action in human

society. New York: Cornell University Press, 1974.

_____ Social Dramas and Stories about Them. In: MITCHELL, W. J. T. (org.) On Narrative. Chicago: University of Chicago Press, 1981.

_____ The Anthropology of Performance. 2a. ed. New York: PAJ Publications. 1992.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Fomento à pesquisa e apoio