Dramaturgia da recepção em processo

  • Erlon Cherque Pinto

Resumo

A partir de considerações de José Sanchis Sinisterra sobre a Dramaturgia da
Recepção, notam-se dois eixos pontuais de aproximação com a Estética da
Recepção (Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser): relacionamento entre
espectador ideal/real e a presença de lacunas ou estruturas de indeterminação
na obra. Com o intuito de estudar os pressupostos mencionados sob a
perspectiva da composição da cena, elaborou-se uma prática cênica intitulada
‘Arquitetura e império de lugar algum’. A transformação do espectador em
personagem levou em conta o relacionamento espectador ideal/real motivado
pelas maneiras próprias de lidar com as estruturas de indeterminação da obra. A
metodologia utilizada foi o Método Matricial, conforme artigo de Jacó Guinsburg
e Renato Brito. A matriz estética teatral escolhida foi a repetição no contexto de
procedimentos criativos em Pina Bausch. A proposta abrange caráter de
processo ao se manter em estado de criação, tomando o espectador como
coator dessa poética teatral. De volta a sala de ensaios, os pesquisadores
sistematizam suas percepções em propostas estético-teatrais sob a supervisão
do orientador.

Referências

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REFERÊNCIA TEATRAL

Título do Espetáculo: AUTOBIOGRAFIA. IMPESSOAL

Direção: Erlon Cherque e Guilherme

Miranda Elenco: Erlon Cherque e Guilherme Miranda

Captação, edição e operação de som e vídeo: Leonardo Miranda, Guilherme Miranda e Erlon Cherque

Local: Centro Cultural da Justiça Federal (2011)